ROBÔ GIGANTE

 

Essa saudosa série conta as aventuras de um garoto que, por acidente, gravou sua voz no cérebro eletrônico de um poderoso robô gigante. Esse robô passou, então, a obedecer os comandos do menino e os dois, unindo-se ao grupo de defesa Unicórnio, tentam evitar que a Terra seja conquistada pelo imperador Guilhotina, um invasor do espaço exterior, e seu grupo de asseclas, o grupo BF. Os protagonistas da série: Daidako (U7), Minami (U3), Marrie, Chefe Azuma. O imperador Guilhotina escolhia um "chefe" que organizava a tentativa de invasão e o ataque de algum monstro. A rotatividade de chefes é um claro indício de que essa não era uma função muito segura...

As armas mais usadas pelo Robô eram seus socos de 1 megaton e os foguetes que eram lançados dos dedos de sua mão. Acredito que muitos, como eu, sempre quiseram ter um robô como esse. Gostei muito da série, mas não do seu final. A primeira vez que vi o último episódio, foi uma surpresa tão grande que era difícil de acreditar!

 


 

O Princípio da série

 

Um dia, um disco voador aproxima-se da Terra. Localizado pelos radares de defesa, é atacado quando ignora os pedidos de identificação. Os aviões de interceptação são destruídos. O disco mergulha no oceano Pacífico e desaparece. Esse disco é comandado pelo Imperador Guilhotina, que veio do espaço distante para consquistar a Terra.

Algum tempo depois, com o incidente já esquecido, começam a ocorrer coisas estranhas, com transatlânticos sendo afundados sistematicamente ao tentar atravessar o Pacífico. Numa certa viagem, um rapaz começa a falar a um garoto sobre os estranhos acontecimentos que estão ocorrendo na região do oceano que justamente eles estão começando a atravessar. O garoto é Daidako Soma e o rapaz é Juro Minami, agente U3 da organização Unicórcio. Ao se apresentar, Minami quase se "entrega" dizendo que é da Unicórnio, mas disfarça falando que é um jornalista.

Minami se afasta de Daidako para fazer uma comunicação de rotina com seus superiores. Terminado o contato, o navio é atacado pelo monstro Dagolar. Minami ajuda Daidako e os dois conseguem escapar com vida, enquanto o navio é afundado (seguindo a tradição de animes e séries japonesas, todos os outros devem ter morrido).

Os dois acabam chegando a uma ilha. Minami tenta entrar em contato com o seu chefe mas as transmissões sofrem interferência e impedem a comunicação. Nossos dois amigos acabam capturados por um pessoal mal-encarado, o pessoal do grupo BF. Eles não fazima cerimônia, atiravam para "todos os lados", em quem quer que fosse. Minami tentou escapar e fez um deles de escudo. Não tiveram dúvida: atiraram no comparsa - nem Don Corleoni faria melhor!

Mesmo assim, Minami e Daidako fogem e quando pareciam encurralados, se vêem num elevador que começa a descer. Para surpresa de ambos, aparece um enorme robô. Um cientista, o dr. Gartuá, do laboratório Mundial, que faz pesquisas atômicas, os ajuda e explica que está sendo obrigado a construir o robô para o grupo BF, que quer conquistar o mundo. O robô é operado por seu cérebro de elétrons que contém energia atômica, e será comandado pela primeira pessoa que gravar sua voz nesse cérebro, através do relógio-transmissor que permite comunicação com ele. Daidako pega o relógio e dá um comando para o robô, que grava a voz. O dr. explica que preparou uma bomba para destruir o robô e a ilha e que todos devem fugir.

O pessoal do BF se aproxima deles. O dr. diz aos nossos amigos que fujam e fica para enfrentar os malvados. Ele logo é morto, contudo dá o tempo necessário para a fuga dos dois "mocinhos".

A bomba explode, destruindo a colina, mas após a poeira assentar, vê-se que o robô está inteiro. Daidako dá um comando e - presto! - o robô se move. A radioatividade da explosão provavelmente ativou o cérebro eletrônico. Eles se dão conta de que Daidako é quem comanda o robô. Como primeiro pedido, ordenam ao Robô que os levem ao Japão.

O imperador Guilhotina, vendo o que acontecera, ordena ao chefe dos BF, o Aranha, que envie o monstro Dagolar para atacar o Japão.

Ao se comunicar com o chefe Azuma, Minami afirma estar sobrevoando o Atlântico, e é claro, o chefe duvida do subordinado e lhe faz uma repreensão.

Daidako, Minami e o Robô chegama Tóquio, e este logo é enviado para lutar contra o monstro. O pessoal do BF tenta capturar Daidako pois é ele quem comanda o robô, mas são impedidos por Minami. Após alguma luta, o monstro é destruído, terminando assim a primeira missão do robô.

No segundo espisódio, o Robô passa por uma série de testes para avaliação de sua capacidade. Daidako ingressa na organização Unicórnio com o código de identificação U7. A partir daí, sempre na companhia do agente U3, enfrenta uma série de aventuras contra os monstros enviados pelo imperador Guilhotina.

 


Resumo do último episódio

 

O imperador arma um plano em que o Robô Gigante é obrigado a usar seus poderes até esgotar sua reserva de energia (inclusive o imperador em tamanho gigante participa da ação). Para surpresa e desespero geral, ele consegue seu intento e o Robô pára. Os pobres terráqueos esboçam uma reação mas o imperador ameaça destruir a Terra se tentarem algo pois seu corpo é um "poço de energia atômica" e apenas uma pequena parte de seu corpo é capaz de destruir uma montanha. Quando os membros do bando BF começam a desarmar os da Unicórnio, o Robô se reativa usando uma reserva auxiliar de energia. Mas nada pode ser feito contra o imperador pois a Terra seria destruída. Surpreendentemente, o Robô começa a agir por conta própria. Agarrando-se ao imperador, começa a voar e vai em direção a um meteoro e, apesar dos apelos insistentes de Daidako para que voltasse, o Robô não o atende e se joga contra o tal meteoro, destruindo-se juntamente com o Imperador.

Em posição de respeito e tristeza, os membros da Unicórnio agradecem ao Robô por ter salvado a Terra.

 

       
Minami

Daidako

Cópia do Robô Um dos chefes do BF
       

Imperador Guilhotina Monstro robô inimigo Outro monstro

Seqüência para disparo dos mísseis

ABERTURA EM VIDEO 

Tema da série

Tema do Robô Gigante
 
Encontro de Daidako e Minami Conversa de Minami e Azuma O Dr. Gartuá
O Robô ganha vida A fala do Aranha Narração final do ep. 1
 
O golpe do Imperador O Robô e o fim inesperado Adeus ao Robô

Update em 01.05.2003 com novas fotos inseridas.

 

 


FastCounter by bCent.

KenDan Top50

Vote For Top 50 Japanese Sci-Fi Websites

Vote For Top 50 Japanese Sci-Fi Websites

Vote for us at the top 100 SciFi sites!Sci-FiTop 100Gifts