Marcelo Del Greco e Alexandre Nagado apresentam a melhor série estrelada por um guerreiro vindo da Nebulosa M78. Com vocês...

 

O REGRESSO DE ULTRAMAN

 

Parte 1

 

ULTRAMAN NO BRASIL

            Após a partida de Ultra Seven para seu planeta natal na Nebulosa M78, um novo membro da irmandade ultra é destacado para defender a terra de alienígenas e monstros. Nosso novo defensor é Ultraman Jack.

            O Regresso de Ultraman(1971) foi exibido no Brasil pela primeira vez entre 74 e 75 na TV Tupi, no programa do Capitão Asa. Com a falência da Tupi, as aventuras de O Regresso de Ultraman só voltariam ao ar em 81, no SBT. Foi nesta época que o público confundiu o primeiro ultraman, do Hayata , com o segundo, do Hideki Goh. As séries eram passadas alternadamente, uma após o término da outra, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Em 86, com o fim do programa TV Poww, os dois Ultras nunca mais foram exibidos na TV brasileira. Vale citar que três episódios, os capítulos 6, 8 e 36, nunca foram ao ar por aqui.

Cena de um dos episódios inéditos no Brasil

 

O G.A.M

            A fórmula perfeita, que unia aventura, ficção e drama, só foi alcançada em O Regresso. As séries anteriores sempre tiveram seu ponto de destaque. O primeiro Ultraman, por exemplo, foi quase um laboratório. Ao longo da série, tanto as atitudes do herói como a temática de seus episódios foram mudando. Ultra Seven era uma série perfeita, com apelo total para a ficção cientifica, mas que já dava a dica para o caminho a ser seguido pela série sucessora, tendo como principal referência o episódio “o pior dos inimigos”, onde Ultra Seven é crucificado pelos aliens Gutts.

            A concepção de O Regresso de Ultraman teve muita coisa mudada em relação às séries anteriores. As histórias deixaram de ser centralizadas somente no herói. Assim, a equipe do G.A.M. (grupo de ataque aos monstros), a namorada de Goh, Akiko, e os irmãos dela, Sakata e Jiro deixaram de ser meros figurantes para terem importância vital em cada um dos episódios.

            A equipe do G.A.M.(M.A.T – Moster Attack Team – no original) era comporta pelo Capitão Kato, Minami, Kishida, Ueno e Yuriko. Depois, entrou o Capitão Ibuki no lugar de Kato, que foi transferido para os Estados Unidos. Diferente da Patrulha Cientifica e do Esquadrão Ultra, o G.A.M. era bem menos independente: tinha uma constante necessidade de mostrar o seu desempenho aos generais. Também havia um vinculo maior de amizade entre os integrantes. Todos tinham vidas próprias fora do Q.G, o que permitiu a criação de histórias situadas em diversos lugares e com a inclusão de vários personagens ligados ao pessoal do Grupo de Ataque aos Monstros.

Ultraman apanha de Nakkul e Negrume em "Ultraman morre ao entardecer"

 

HIDEKI GOH OU ULTRAMAN?

            O ex-piloto de corridas Hideki Goh acabou morrendo ao salvar um garoto durante o ataque dos monstros Takkong e Zazarn a Tókio. Ultraman Jack presenciou o ato heróico do jovem e lhe deu sua própria vida para evitar que Goh morresse.

            De volta à vida, Goh foi convidado pelo Capitão Kato a integrar o G.A.M. Ele relutou porque  preferia continuar correndo nas pistas, mas acabou aceitando.

            Ao contrario do cético Hayata e do alienígena Dan Moroboshi, Goh era muito mais humano a ponto de sua personalidade ser dominante até quando ele estava transformado. Ele também tem uma vida fora do G.A.M, com direito a uma namorada, a Akiko, e fortes laços de amizade com o garoto Jiro e com Sakata. A integração entre Ultraman e seu hospedeiro humano era tão grande que a forma do herói dependia do preparo físico de Goh, que estava sempre treinando.

            Todas essas qualidades de Goh acabaram ajudando para dar o toque dramático à série e facilitar a criação de episódios clássicos que estão gravados para sempre na memória de quem teve a oportunidade de assisti-los.

 Ultraman enfrenta Bem Star em "ultraseven em ação"

OS EPISÓDIOS CLÁSSICOS

            No geral, não existem episódios ruins em O Regresso de Ultraman, mas alguns clássicos merecem um destaque maior.

            No episódio “Ultra Seven em ação”, o G.A.M enfrentava pela primeira vez um monstro espacial, Bem Star, e só então percebem que não estavam equipados adequadamente para aquele tipo de ameaça. Em desespero, Goh se transforma em ultraman, mas Bem Star se mostra invulnerável aos raios do Herói. Sem energia, o herói espacial voa para o sol a fim de se reenergizar. O guerreiro estelar é pego pela gravidade soalr, sendo atraído para a morte certa. De repente Surge Ultra Seven, que salva Ultraman e o presenteia com o Ultra Bracelete, com o qual arranca a cabeça do monstro espacial.

Ultraseven e Hayata vão ajudar Jack.

            De todas as aventuras vividas por Ultraman, com certeza os episódios mais marcantes foram “Ultraman morre ao entardecer” e sua seqüência “Quando brilha a estrela de Ultra”. Nesse duplo capítulo foram exploradas ao máximo todas as características de Goh/Ultraman para desenvolver sua dramática trama.

            O Alien Nakkul, líder dos Poderosos do Espaço, estuda Goh e Ultraman e descobre que os dois são um só. Sabendo disso, o alienígena, após roubar o explosivo Satã-Z, passa a atacar as pessoas que Goh amava, para assim, afetar diretamente o próprio Ultraman. Akiko e Sakata são brutalmente assassinados pela criatura espacial. Arrasado, Goh parte para a vingança, mas nada dá certo. Nakkul e o monstro Negrume(Black King) dão uma surra histórica em Ultraman e o levam preso quase morto, para ser executado com requintes de crueldade no planeta dos Poderosos do Espaço. Quando tudo parecia perdido, Hayata, o primeiro Ultraman, e Dan, o Ultra Seven, se unem para entrar em contato com a Estrela de Ultra e assim salvar seu irmão aprisionado.

            De volta à Terra, Goh parte numa nova empreitada contra os Poderosos. Agora Ultraman detona Nakkul, arranca a cabeça de Negrume e recupera Satã-Z.

            Outros episódios ficaram marcados na memória dos brasileiros. Como os capítulos em que Ultraman enfrenta os monstros Sea Goras e Sea Mons, ou quando o amigo de Goh e morto pelo monstro Legon, que ele mesmo criou. Quem poderia esquecer o episódio “O cemitério dos Ossos”, ou o encontro entre Goh e Sawamu de carne e osso? Mas o maior desafio ainda esta por vir...

 Ultraman é levado para ser executado no planeta dos Poderosos. Na foto menor(da esquerda para a direita), Sakata, Akiko, Jiro e goh.

Continua na herói 66.

Comentários do Sebun.:

    Ótima matéria com pequenos deslizes nas legendas das fotos(consertamos aqui, heheheh), e um com uma certa imparcialidade, afinal, ja fizemos uma pesquisa em nossa pagina onde Ultraman Jack não ficou como o primeiro na preferência, o que demonstra que as aventuras de Hayata e Dan foram sem duvida mais marcantes, mas afinal, e uma revista, e ela tem que vender. No mais, curtam a matéria que sem duvida, da condições a qualquer ultra fã ficar a par da incrível historia de Ultraman Jack.

matéria escrita por.: Marcelo Del Greco e Alexandre Nagado

Digitação e Scan.: Sebun

Acervo de.: Lady Ellen (tokucomics)

Publicada na Heroi Gold 65 em Janeiro de 1996.


FastCounter by bCent.